Educar os clientes sobre os pontos fortes e as limitações da IA continua a ser essencial para manter a transparência e a confiança no sector.
Perceção humana + tecnologia inteligente: O novo padrão para localização
O inquérito traça um quadro complexo da IA na indústria da tradução, destacando a sua promessa de simplificar os fluxos de trabalho e aumentar a eficiência, ao mesmo tempo que coloca questões significativas sobre o futuro da profissão.
A rápida evolução da IA coloca desafios, incluindo a sua incapacidade de lidar com nuances culturais, os riscos de erros de tradução em domínios especializados e modelos de compensação em declínio.
Apesar destas preocupações, a IA oferece oportunidades. Pode aumentar a produtividade através de tempos de execução mais rápidos e de uma qualidade consistente para determinados textos. Os tradutores podem adaptar-se especializando-se em pós-edição, gestão de terminologia ou outras áreas que complementem a IA.
E enquanto os tradutores se adaptam a esta nova realidade, os fornecedores de serviços linguísticos também podem desempenhar um papel na educação dos clientes sobre as vantagens e as armadilhas da IA, gerindo as expectativas em relação à qualidade dos resultados e à realidade - e potenciais - consequências de uma IA total. Os inquiridos sublinharam a necessidade de preservar o toque humano em domínios criativos e de alto risco, como o marketing e as traduções médicas.