Introdução e Compromisso de Conduta Ética

Na Acolad, capacitamos as organizações para serem locais em qualquer lugar, combinando a criatividade humana com a tecnologia para permitir a comunicação em qualquer idioma. Como parceiro de confiança dos nossos clientes, estamos empenhados na excelência do serviço, na compreensão das nuances culturais e na manutenção de ligações humanas, respeitando as normas e a legislação locais e globais.

Conduzimos a nossa atividade com credibilidade, integridade e transparência, e esperamos que os nossos parceiros e fornecedores respeitem os mesmos padrões éticos, abraçando a diversidade, a inclusão e a equidade. O nosso empenho em promover empresas diversificadas estende-se ao apoio à prosperidade económica das comunidades que servimos, reconhecendo que a diversidade é parte integrante da nossa identidade.

O nosso sucesso depende não só de uma força de trabalho diversificada, mas também da inclusão de fornecedores diversificados, o que impulsiona a inovação, a vantagem competitiva e reforça a reputação da nossa marca. Estamos empenhados em manter os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, conduta ética e melhoria contínua.

A Acolad assegura o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis, mantém a transparência nas suas práticas e protege a propriedade intelectual e as informações confidenciais. Esperamos que todos os nossos funcionários, parceiros e fornecedores incorporem estes valores nas suas acções e decisões, contribuindo para uma cultura de excelência e integridade em todo o mundo. 

Todas as referências à Acolad incluem todas as filiais e subsidiárias do grupo Acolad.

Responsabilidade e obrigação de gestão

A Acolad designou representantes nas suas empresas que são responsáveis por assegurar a implementação e a revisão periódica do Sistema de Gestão. Todas as empresas Acolad têm também representantes de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Sustentabilidade que respondem diretamente à direção executiva e têm a responsabilidade e autoridade para gerir a conformidade social e ambiental em toda a empresa. Na Acolad, adoptamos os valores e princípios estabelecidos na Diretriz ISO 26000 e no Pacto Global das Nações Unidas (UNGC).

 

 

Avaliação e gestão de riscos

Todas as empresas Acolad têm um processo estabelecido para identificar os riscos laborais e de direitos humanos, de saúde e segurança, ambientais, de ética empresarial e de conformidade legal associados às suas operações. Este processo permite-nos determinar a importância relativa de cada risco identificado e implementar procedimentos e controlos adequados para os controlar eficazmente.

 

 

Objectivos de desempenho com planos de implementação e medidas

O Grupo Acolad tem normas escritas, objectivos de desempenho, metas e planos de implementação, incluindo avaliações periódicas do desempenho em relação a esses objectivos.

 

Auditorias e avaliações

A Acolad efectua avaliações periódicas das suas instalações e operações, bem como das instalações e operações dos seus subcontratados e fornecedores de nível seguinte, para garantir o cumprimento deste Código e da lei.

 

Ética e normas de conduta

A Acolad está empenhada nos mais elevados padrões de conduta ética em todos os seus empreendimentos e faz questão de conduzir todos os aspectos da sua atividade, incluindo relações, práticas, aprovisionamento e operações, da mesma forma. 

 

Integridade empresarial

A Acolad não se envolverá em corrupção, extorsão, desfalque ou suborno para obter uma vantagem injusta ou imprópria e cumprirá todas as leis e regulamentos anti-corrupção aplicáveis dos países em que opera, incluindo a Lei de Práticas de Corrupção no Estrangeiro (FCPA) e as convenções internacionais anti-corrupção aplicáveis. 

 

Divulgação de informações

A Acolad compromete-se a registar com exatidão as informações relativas às suas actividades comerciais, práticas laborais, de saúde e segurança e ambientais e a divulgar essas informações, sem falsificação ou deturpação, a todas as partes apropriadas.

 

Proteção da propriedade intelectual

A Acolad respeita os direitos de propriedade intelectual, salvaguarda as informações dos clientes e gere a tecnologia e o know-how de forma a proteger os direitos de propriedade intelectual.

 

Práticas de emprego

A Acolad está empenhada em práticas de emprego justas e esforça-se por proporcionar um ambiente de trabalho seguro e produtivo que maximize o potencial individual, fomente a criatividade e incentive a colaboração e o trabalho de equipa.  Esperamos que os nossos fornecedores mantenham os mesmos padrões de justiça nas suas práticas laborais.

Os nossos processos de seleção e contratação são conduzidos com respeito, transparência e adesão às leis e práticas locais, assegurando que não são criadas falsas expectativas.

Proporcionamos igualdade de oportunidades, selecionando e recrutando colaboradores com base nas suas capacidades, conhecimentos, experiência e alinhamento com os nossos valores empresariais. 

Valorizamos a diversidade e damos as boas-vindas a indivíduos que trazem perspectivas diferentes para a nossa equipa. .

A Acolad está empenhada em cumprir integralmente toda a legislação e regulamentação locais.

 

Relações interpessoais

 A Acolad está empenhada em promover uma cultura no local de trabalho em que as relações interpessoais reforçam a colaboração e o trabalho em equipa, impulsionando a inovação e alcançando a excelência em tudo o que fazemos.

 

Direitos do Homem

Como uma empresa que acredita no poder de agir com integridade, a Acolad procura promover o respeito pelos direitos humanos. 

Todos os empregados da Acolad devem tratar-se mutuamente de forma justa, com cortesia, respeito e dignidade, sem abusos verbais ou físicos, independentemente da sua posição ou estatuto contratual, género, orientação sexual ou etnia.  

O compromisso da Acolad com a integridade e a responsabilidade social é alargado à sua base de fornecedores a nível mundial.

Antidiscriminação

A Acolad não discriminará qualquer trabalhador com base na idade, deficiência, etnia, sexo, estado civil, nacionalidade, filiação política, raça, religião, orientação sexual ou filiação sindical, na contratação e noutras práticas de emprego. Também não exigiremos testes de gravidez ou médicos, exceto quando exigido pelas leis ou regulamentos aplicáveis ou quando for prudente para a segurança no local de trabalho, e não discriminaremos indevidamente com base nos resultados dos testes.

 

Anti-assédio e abuso

A Acolad compromete-se a manter um local de trabalho livre de assédio e abuso e não ameaçará os trabalhadores nem os sujeitará a um tratamento duro ou desumano, incluindo, entre outros, abuso e assédio verbal, assédio psicológico, coação mental e física e assédio sexual.

 

Prevenção do trabalho involuntário e do tráfico de seres humanos

A Acolad compromete-se a garantir que todo o trabalho é voluntário. Não nos envolvemos nem toleramos o tráfico de seres humanos, nem utilizamos qualquer forma de trabalho escravo, forçado, escravo, escravo ou prisional. O trabalho involuntário inclui o transporte, alojamento, recrutamento, transferência, receção ou emprego de uma pessoa por meio de ameaça, força, coação, rapto, fraude ou pagamentos a qualquer pessoa que tenha controlo sobre outra para fins de exploração.

Não reteremos os documentos originais de identificação e de viagem emitidos pelo governo dos trabalhadores Asseguramos que os contratos de todos os trabalhadores transmitem claramente as condições de emprego numa língua que eles compreendam. A Acolad não imporá restrições injustificadas à circulação no local de trabalho, nem à entrada ou saída das instalações fornecidas pela empresa.

A Acolad assegurar-se-á de que quaisquer agências de recrutamento de terceiros estão em conformidade com as disposições do presente Código e com a legislação aplicável. Os fornecedores que recrutem trabalhadores contratados estrangeiros, quer diretamente quer através de agências terceiras, serão responsáveis pela cobertura de todos os honorários e despesas que excedam um mês do salário previsto do trabalhador.

 

Prevenção do trabalho infantil

A Acolad só emprega trabalhadores que tenham pelo menos 18 anos de idade ou a idade mínima legal aplicável, consoante o que for mais elevado.

 

Horas de trabalho e salários

A remuneração paga aos trabalhadores deve cumprir todas as leis salariais aplicáveis, incluindo as relativas ao salário mínimo, às horas extraordinárias e às prestações legalmente obrigatórias. Os trabalhadores devem ter a possibilidade de receber salários justos, conforme determinado pela legislação local aplicável.

 

Liberdade de associação e negociação colectiva

A Acolad cumpre as leis e regulamentos aplicáveis que regem os direitos legais dos seus colaboradores de aderir ou não a organizações de trabalhadores, incluindo sindicatos, e o direito de negociar coletivamente, se optarem por ser representados.

 

Saúde e segurança

A Acolad exige que os seus fornecedores tomem as medidas necessárias para seguir práticas de trabalho seguras e cumpram todas as diretrizes de saúde e segurança aplicáveis.

 

Saúde, segurança e prevenção de riscos no trabalho

A Acolad deve identificar, avaliar e gerir os riscos para a saúde e segurança no trabalho através de um processo prioritário de eliminação de perigos, controlos de engenharia e/ou controlos administrativos. e fornecer aos trabalhadores equipamento de proteção individual relacionado com o trabalho e devidamente mantido, bem como instruções sobre a sua utilização adequada.  

 

Preparação para situações de emergência

A Acolad deve identificar e avaliar as potenciais situações de emergência. Para cada situação, a Acolad desenvolverá e implementará planos de emergência e procedimentos de resposta que minimizem os danos à vida, ao ambiente e à propriedade.

 

Gestão de incidentes

A Acolad tem um sistema para os trabalhadores comunicarem incidentes de saúde e segurança e quase-acidentes, bem como um sistema para investigar, acompanhar e gerir essas comunicações. A Acolad implementa planos de ação corretiva para mitigar os riscos, providenciar o tratamento médico necessário e apoiar os trabalhadores no regresso ao trabalho.

 

Condições de trabalho e de vida

A Acolad deve fornecer aos trabalhadores instalações sanitárias acessíveis e limpas e água potável.

 

Comunicação sobre saúde e segurança

A Acolad proporcionará aos trabalhadores uma formação adequada em matéria de saúde e segurança no local de trabalho na sua língua materna. As informações relativas à saúde e à segurança devem ser claramente afixadas em todas as instalações.

 

Comités de saúde e segurança dos trabalhadores

A Acolad apoia os comités de saúde dos trabalhadores para melhorar a educação contínua em matéria de saúde e segurança e para incentivar a contribuição e a participação dos trabalhadores em questões de saúde e segurança no local de trabalho.

 

Ambiente

A Acolad está empenhada em proteger o ambiente e a responsabilidade ambiental está no centro da nossa atividade. A Acolad deve desenvolver, implementar e manter práticas empresariais ambientalmente responsáveis.

 

Gestão e restrição de substâncias perigosas

A Acolad deve aplicar uma abordagem sistemática para identificar, gerir, reduzir e eliminar ou reciclar de forma responsável as substâncias perigosas.

 

Gestão de resíduos não perigosos

A Acolad implementará uma abordagem sistemática para identificar, gerir, reduzir e eliminar ou reciclar de forma responsável os resíduos não perigosos.

 

Prevenção da poluição e redução de recursos

A Acolad esforça-se por eliminar ou reduzir todos os tipos de resíduos, incluindo o desperdício de água e de energia. As reduções podem ser conseguidas através de vários meios, como a modificação dos processos de produção, manutenção ou instalação, a prática da substituição de materiais e a reciclagem e conservação de materiais.

 

Confidencialidade:

Os fornecedores da Acolad com acesso a informações confidenciais não devem divulgar essas informações a outras partes sem o consentimento escrito da Acolad. Os fornecedores devem tratar como confidenciais todas as informações de, ou fornecidas pela Acolad, os seus clientes, outros fornecedores e/ou outros parceiros comerciais, que sejam confidenciais, proprietárias e/ou não disponíveis ao público. Essas informações confidenciais podem incluir, mas não se limitam às seguintes categorias de informações: produtos e serviços, preços, custos, clientes, empregados, sistemas operacionais, políticas e práticas, projectos, produção, qualidade, comunicação, tecnologias e know-how, engenharia, técnicas e científicas. A política de confidencialidade da Acolad é definida no documento "Política de Confidencialidade e Conformidade" e todos os funcionários, fornecedores e outras partes envolvidas em relações comerciais com a Acolad devem respeitar esta política.

 

Segurança

Enquanto prestador de serviços de elevada qualidade, a Acolad está empenhada em ganhar e manter a confiança de todas as partes interessadas e em proteger os seus próprios processos empresariais, que dependem dos seus sistemas de informação. Para atingir estes objectivos, a Acolad compromete-se a:

  • Confidencialidade - preservando as restrições autorizadas de acesso e divulgação, incluindo meios para proteger a privacidade e as informações exclusivas
  • Integridade - através da proteção contra a modificação ou destruição indevida de informações, incluindo o não repúdio e a autenticidade das informações
  • Disponibilidade - assegurando o acesso e a utilização atempados e fiáveis da informação.

 

Medidas anticorrupção

Corrupção ativa e passiva 

 

O Grupo Acolad tem uma política de tolerância zero em relação a actos de corrupção. Este tipo de comportamento é ilegal e pode ter consequências graves para todas as partes envolvidas, incluindo prisão para os indivíduos e sanções financeiras para a Empresa.  

Estamos empenhados em conduzir a nossa atividade com transparência e integridade e, por conseguinte, garantiremos que todas as nossas transacções e as dos nossos fornecedores cumprem as leis anticorrupção (como a Loi Sapin II francesa, a FCPA americana e a Bribery Act 2010 do Reino Unido).  

Um ato de corrupção pode ser definido como o ato de oferecer, prometer oferecer, solicitar ou aceitar, direta ou indiretamente, uma vantagem financeira ou qualquer outra vantagem, com o objetivo de influenciar indevidamente uma decisão comercial. A corrupção pode ser ativa ou passiva. 

O artigo 1.º da Lei Sapin II enumera os actos criminosos como corrupção, tráfico de influências, suborno, tomada ilegal de interesses, desvio ou apropriação indevida de bens públicos e favoritismo.

O suborno, o favoritismo, o aproveitamento ilegal de interesses, o desvio de fundos ou a apropriação indevida de bens públicos são infracções que só podem ser cometidas por funcionários públicos. No entanto, as pessoas singulares e colectivas podem ser condenadas por cumplicidade, dissimulação ou branqueamento destas infracções.

 

Tráfico de influências

O tráfico de influências é o facto de consentir ou propor, solicitar ou acordar, sem direito, em qualquer momento, direta ou indiretamente, ofertas, promessas, presentes, dádivas ou vantagens de qualquer natureza a uma pessoa, para si ou para outrem, com o fim de abusar ou por ter abusado da sua influência real ou suposta, com vista a obter de uma autoridade ou administração pública distinções, empregos, contratos ou qualquer outra decisão favorável.

Uma plataforma de denúncia de irregularidades e mecanismos de comunicação estão disponíveis para qualquer funcionário que se depare ou testemunhe este tipo de situação.  

Conflitos de interesses

A Acolad conduz as suas actividades de forma profissional, honesta, ética e transparente. E exige o mesmo dos seus fornecedores. Os fornecedores não devem participar em qualquer atividade que crie um conflito de interesses real ou aparente. t. Um conflito de interesses refere-se a qualquer situação de interferência entre um interesse público e interesses públicos ou privados, suscetível de influenciar ou parecer influenciar o exercício independente, imparcial e objetivo de uma função.  

 

Entretenimento, presentes e pagamentos

É estritamente proibido oferecer ou receber presentes, dinheiro, bens ou serviços para uso pessoal, descontos pessoais, empréstimos, ofertas de viagens ou alojamentos não relacionados com a empresa, favores pessoais ou qualquer outro benefício que possa influenciar ou suscitar dúvidas quanto à imparcialidade do destinatário ou prejudicar a reputação da Acolad em termos de lealdade.

 Embora oferecer ou receber presentes e convites possa ser visto como um gesto de boa vontade nas relações comerciais, nunca devem ser dados ou aceites com a intenção de influenciar decisões ou relações comerciais. Se os presentes ou convites puderem afetar um processo de tomada de decisão ou serem entendidos como uma tentativa de obter uma vantagem indevida, tal pode ser considerado um ato de corrupção e os indivíduos ou empresas envolvidos podem enfrentar consequências legais.

É essencial que todos os funcionários da Acolad se certifiquem de que têm autoridade para oferecer qualquer presente ou convite e que o destinatário está autorizado a aceitá-lo.

 

Pagamentos ilegais/Pagamentos de facilitação

A oferta ou aceitação de subornos, comissões ou pagamentos indevidos de qualquer tipo é estritamente proibida, sem exceção, em todas as circunstâncias. Os pagamentos de facilitação envolvem o pagamento direto ou indireto de um montante indevido a um funcionário público para acelerar formalidades administrativas, que devem ser obtidas através dos canais legais normais. Estes pagamentos são proibidos pela legislação francesa e são considerados actos de corrupção.

A Acolad proíbe todos os pagamentos ilegais e cada pagamento deve ser registado nos livros da empresa. 

 

Patrocínio e mecenato  

O "patrocínio" é uma espécie de operação publicitária, através da qual um "patrocinador" participa no financiamento ou no apoio material de um projeto ou de uma iniciativa em troca de diversas formas de visibilidade. Na maior parte das vezes, isto consiste em acrescentar a marca e os logótipos do patrocinador nos materiais publicitários da iniciativa/projeto.  

Um "mecenato" refere-se a qualquer apoio financeiro ou material (por exemplo, serviços oferecidos) dado a uma iniciativa, a uma obra ou a um projeto. Este tipo de operação distingue-se do patrocínio pelo facto de não ser recebida qualquer contrapartida direta por parte da empresa que concede o apoio.  

 

Abuso de informação privilegiada

Enquanto grupo que presta serviços a clientes do sector financeiro ou que emite acções, a Acolad compromete-se a respeitar todas as leis e regulamentos aplicáveis para evitar as operações de iniciados.  

Qualquer colaborador da Acolad que tenha acesso a informação confidencial, que ainda não tenha sido tornada pública, e que esteja relacionada, direta ou indiretamente, com uma empresa ou organização que emita instrumentos financeiros (por exemplo, acções e dívidas), e que, se tornada pública, seria suscetível de ter um efeito significativo nos preços desses instrumentos financeiros ou no preço dos instrumentos financeiros derivados relacionados (= informação privilegiada), deve estar ciente de que a negociação ou transação de instrumentos financeiros, tais como acções e títulos, com base em informação privilegiada é ilegal. Além disso, a divulgação de informação privilegiada a terceiros constitui também uma infração penal.  

 

Clientes

A Acolad não discrimina clientes ou mercados por qualquer motivo que não seja o cumprimento de disposições legais. A discriminação ilegal é uma violação do nosso Código e das leis globais da concorrência e não será tolerada. Se testemunhar ou suspeitar de discriminação ilegal de clientes ou do mercado, comunique imediatamente o comportamento à linha anónima ou ao Departamento Jurídico e de Conformidade.

Comprometemo-nos a tratar os clientes com integridade e profissionalismo e a evitar sempre a arrogância. Para construir e manter relações com os clientes baseadas na confiança e na credibilidade, só assumimos compromissos que estejam à altura das nossas capacidades. Se circunstâncias imprevistas impossibilitarem o cumprimento de um compromisso, a pessoa envolvida deve informar o seu supervisor imediato, bem como o cliente.

As nossas actividades de venda estarão isentas de falsas declarações relativamente à qualidade e/ou disponibilidade do produto, datas de entrega e condições de pagamento. Temos de comercializar os nossos produtos e serviços de forma honesta e exacta. A utilização de práticas enganosas ou desonestas constitui uma violação do nosso Código e dos nossos valores empresariais e não será tolerada.

Comunidade

Como membro responsável da comunidade global, estamos empenhados em participar direta ou indiretamente em organizações ou programas concebidos para promover a integração, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. A nossa participação pode incluir aconselhamento, gestão, patrocínios ou qualquer outro apoio que envolva os nossos produtos, activos e/ou serviços.

Governo

A Acolad defende uma política de sensibilização e cumprimento das leis, regulamentos, normas e outras disposições legais em todos os países em que opera.

Ninguém na Acolad pode cometer um ato ilegal ou antiético, ou dar instruções a outros para o fazerem, seja por que motivo for. 

 

Documentação e registos

A Acolad tem processos para identificar, compreender e implementar leis e regulamentos aplicáveis e requisitos deste Código e mantém documentos e registos para garantir a conformidade regulamentar.

 

Formação e comunicação

A Acolad desenvolve e mantém programas de formação de gestores e trabalhadores para garantir a implementação adequada das suas políticas e procedimentos e para cumprir os objectivos de melhoria.

Existem processos para comunicar informações claras e exactas sobre o nosso desempenho, práticas, políticas e expectativas aos nossos trabalhadores, fornecedores do nível seguinte e clientes.

A Acolad tem também um processo contínuo de obtenção de feedback sobre as suas práticas relacionadas com este Código para promover a melhoria contínua.

 

Processo de ação corretiva

A Acolad tem um processo para a correção atempada de quaisquer deficiências ou violações identificadas por uma auditoria interna ou externa, avaliação, inspeção, investigação ou análise.

Sanção: 

O incumprimento das regras implica a responsabilidade pessoal do trabalhador e expõe-no a sanções, nomeadamente penais, de acordo com a legislação aplicável. 

A Acolad compromete-se a: 

  • Ter em conta todos os relatórios
  •  Investigar os relatórios com diligência
  • Avaliar os factos de forma objetiva e imparcial
  • Tomar medidas e acções disciplinares adequadas. 

Nos termos da legislação francesa, o suborno e o tráfico de influências são puníveis com uma coima de 500 000 a 1 000 000 euros e com uma pena de prisão de 5 a 10 anos para as pessoas singulares. As empresas arriscam-se a uma coima entre 2 500 000 e 5 000 000 euros.

A aplicação deste Código de Conduta é da responsabilidade de todos. 

 

Falando alto

Este Código de Conduta baseia-se nos nossos valores e fornece orientações aos nossos funcionários e parceiros sobre como se comportarem em várias situações.  Estamos empenhados em promover uma cultura de transparência e integridade, definindo claramente quem somos e o que defendemos perante os nossos clientes, as partes interessadas e a sociedade em geral.

A Acolad incentiva todas as partes interessadas a comunicarem qualquer suspeita de violação dos princípios enunciados no presente Código de Conduta. 

Há algo que não parece correto? Está a enfrentar um dilema? Tem uma pergunta que leva a perguntas mais difíceis? Precisa de conselhos?

Todos, independentemente do nosso nível ou função, têm o poder de falar quando lidam com um comportamento ou enfrentam uma situação que não parece correta. Todos nós temos a responsabilidade de comunicar e expressar as nossas preocupações, e de o fazer de forma justa, honesta e profissional. 

Todas as preocupações comunicadas serão tratadas com a devida confidencialidade e discutidas com outras pessoas apenas na medida do necessário ou aconselhável, dadas as circunstâncias. 

Falar é um primeiro passo essencial. A Acolad investiga minuciosamente todas as alegações, queixas ou preocupações e toma as medidas adequadas para as resolver.

A Acolad não tolera qualquer tipo de retaliação contra qualquer pessoa que partilhe uma preocupação de boa-fé ou participe numa investigação. 

Por muito que encorajemos a apresentação de relatórios honestos, não toleramos relatórios conscientemente falsos, uma vez que estas acções também podem constituir uma violação.

Intervenção aqui.